São Paulo, quinta-feira, 27 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONOMIA

Gravidade alterou eixo de planetas
Uma espécie de dança gravitacional primitiva deu aos planetas gigantes do Sistema Solar a inclinação que eles têm hoje -que é diferente da da Terra e de outros planetas menores. A conclusão é de um astrônomo argentino. Em artigo na edição de hoje da revista "Nature", Adrián Brunini, da Faculdade de Ciências Astronômicas e Geofísicas de Buenos Aires sustenta que, há bilhões de anos, os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estavam mais próximos entre si do que estão hoje. Isso teria causado uma atração gravitacional mútua muito grande, o que pode ter feito os planetas se inclinarem. Até agora, achava-se que os planetas gigantes haviam ganho a inclinação de seus eixos de rotação -que varia enormemente, de 3 graus no caso de Urano para 97 graus no caso de Júpiter- após colidirem com rochas espaciais do tamanho da Terra. (DA REUTERS)

Texto Anterior: Saiba mais: Estudos buscam regras universais da linguagem
Próximo Texto: Bahia: Justiça derruba liminar que cassava criação de camarão