São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

CHOCOLATE QUENTE

Com verba da indústria, EUA soletrarão DNA do cacaueiro

DA REDAÇÃO

Pesquisadores americanos lançaram ontem um projeto de cinco anos de duração com o objetivo de garantir o suprimento mundial de chocolate ao decodificar o genoma do cacaueiro.
O Departamento de Agricultura dos EUA, com financiamento de R$ 16 milhões da indústria de chocolates Mars (fabricante dos M&Ms), analisará mais de 400 milhões de seqüências do genoma da planta (nome científico Theobroma cacao), um processo que poderia ajudar na luta contra doenças como a vassoura-de-bruxa, que arrasou as lavouras de cacau da Bahia.
"Festejo a iniciativa", disse à Folha o baiano Gonçalo Pereira, da Unicamp, que liderou seqüenciamento do genoma do fungo que causa a vassoura-de-bruxa. "Ela nos permitirá ter uma quantidade maior de informações sobre o genoma da planta, possibilitando uma compreensão maior da relação patógeno-planta, que é o foco do nosso trabalho", afirmou.
A análise genômica fará mais do que ajudar a elucidar quais são os pontos fracos da planta, que permitem o ataque de doenças. Ela também permitirá aos cientistas -e aos doceiros- entender outros aspectos da biologia do cacaueiro.
"Eles todos estarão interessados nos genes [que influenciam o] sabor", disse Ray Schnell, do USDA.
Ele diz esperar que o genoma possa ajudar os cacauicultores, ao determinar quais variedades são mais adequadas a quais regiões.


Com Associated Press

Texto Anterior: Marte: Sonda detecta solo salgado e favorável à vida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.