São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Nasa suspeita de sabotagem em missão

Agência investiga caso de computador que seria levado à Estação Espacial Internacional e teve alguns fios cortados

Segundo funcionário da Nasa, problema evidente e intencional foi detectado logo; é a primeira vez que ocorre sabotagem do tipo

Adalberto Roque/France Presse
Diretores da Nasa em entrevista coletiva sobre o Endeavour


DA REPORTAGEM LOCAL

A Nasa (agência espacial americana) anunciou ontem que está investigando um possível ato de sabotagem num dos equipamentos que seriam levados à ISS (Estação Espacial Internacional) em agosto, pelo ônibus espacial Endeavour.
"Isso foi relatado para nós assim que o evento ocorreu, há mais ou menos uma semana e meia. O dano é muito óbvio, fácil de ser detectado. Isso não é um mistério para nós", disse Bill Gerstenmaier, chefe de operações espaciais da Nasa, em entrevista coletiva. Sua opinião é de que o corte dos fios do computador foi intencional.
A próxima missão do Endeavour está confirmada para o próximo dia 7, disse ontem a agência americana. Segundo o representante da Nasa, mesmo que o reparo da peça não termine a tempo, o ônibus espacial sairá em missão. "Não é nada muito sério", disse.
O equipamento danificado estava sendo montado por uma empresa terceirizada, que fica fora dos domínios da Nasa, na Flórida. O computador iria coletar os dados obtidos pelos sensores da ISS, relativos a vibrações externas, como os causados por minúsculos meteoros, por exemplo.
Segundo Gerstenmaier, o dano foi descoberto pela própria empresa, que alertou a Nasa. O caso pode ser o primeiro de sabotagem em um equipamento da agência destinado ao espaço.

Novo em folha
O Endeavour, anunciou também a Nasa, está totalmente pronto para alçar vôo. A detalhada revisão do ônibus espacial foi encerrada ontem. "Será como dirigir um carro novo a partir da concessionária", disse Wayne Hale, gerente de programa do ônibus espacial.
O veículo, um dos últimos três desse tipo que a Nasa continua usando após o acidente de 2003 com o Columbia, continua ativo justamente para ajudar na construção da ISS.
Este será o segundo vôo do ano realizado pela agência americana. Todo o projeto de construção da ISS está estimado em US$ 100 bilhões.
O Endeavour vai transportar um novo módulo da ISS, que está em fase final de construção. Astronautas vão trocar o giroscópio da estação, instrumento fundamental para que todo o complexo possa manter sua posição no espaço.
Um novo sistema, que vai permitir o ônibus usar energia da estação, também será testado nessa nova viagem. Se essa transferência de energia correr bem, a Nasa vai esticar a missão prevista de 11 dias para 14.
Esse será o tempo necessário para os astronautas prepararem o terreno para as próximas missões espaciais. No final deste ano e também em 2008 vão chegar à ISS laboratórios construídos na Europa e no Japão.


Com Reuters e Associated Press


Próximo Texto: Painel diz que astronauta já voou bêbado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.