São Paulo, segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OCEANOGRAFIA

Pesquisa ratifica previsão de subida do nível médio do mar

LouiseNewman/H. Allen Curran
Iceberg e coral: áreas que serão afetadas pelo nível do mar

DA REPORTAGEM LOCAL

Um modelo matemático independente, apresentado ontem por meio de um artigo científico na revista "Nature Geoscience", mostra que o nível médio do mar vai subir entre 7 e 82 centímetros até 2100, por causa das mudanças climáticas globais.
Os dados praticamente coincidem com as previsões feitas pelo IPCC, o painel do clima da ONU (Organização das Nações Unidas).
O estudo realizado por Mark Siddall (Observatório da Terra Lamont Doherty, EUA) e colaboradores é baseado nas oscilações do nível médio do mar ao longo dos últimos 22 mil anos.
A metodologia utilizada na pesquisa é diferente da empregada pelo IPCC, que não analisou um mesmo intervalo tão grande de tempo.
Pelos dados do painel internacional, a subida média do nível do mar ficará entre 18 e 59 centímetros. Essa alteração está atrelada a uma subida nos termômetros do planeta de 1 a 6C.
Dados divulgados no início deste ano mostram que a velocidade de subida do nível do mar, entre 1993 e 2008, foi quase o dobro daquela verificada na maior parte do século 20. Esses resultados não saíram de modelos, mas de medições reais.
O grupo que fez essas análises calcula que, até 2100, também por causa do aquecimento global, a linha d'água oceânica estará até 1,80 metro mais alta.


Texto Anterior: Obesidade provoca pane no sistema de defesa do corpo
Próximo Texto: Foco: Grupo estuda limitar o desenvolvimento da inteligência artificial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.