São Paulo, sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Implantes de silicone liberam platina prejudicial aos nervos, afirma estudo
Mulheres que fizeram implantes de silicone nos seios apresentam altas concentrações de platina em seu organismo, assim como os filhos que elas amamentaram posteriormente, reportam cientistas nos EUA.
As concentrações detectadas são três vezes maiores do que em mulheres que não tiveram implantes, diz S.V.M. Maharaj, químico da Universidade Americana que apresentou suas descobertas, feitas com um pequeno grupo de pacientes, à Sociedade Química Americana.
O tipo de platina detectado é uma versão altamente reativa, usada para transformar óleo de silicone num gel que dá sensação mais natural ao implante.
A substância se liga a terminações nervosas, prejudicando sua comunicação com o cérebro. Algumas mulheres desenvolveram tiques nervosos, falhas de percepção e déficit auditivo e visual. (DA ASSOCIATED PRESS)


Texto Anterior: Panorâmica - Ambiente: Pesca recreativa faz mais danos que o esperado
Próximo Texto: Redescobertas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.