São Paulo, quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui e clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Estrela está prestes a engolir planeta gigante, indica estudo

Distância que separa os dois astros é um vigésimo daquela entre Terra e Sol

Um planeta gigante recém-descoberto, Wasp-18b, que completa uma órbita inteira em menos de um dia, pode estar prestes a ser engolido por sua estrela-mãe. A meros 2 milhões de quilômetros dela -um vigésimo da distância entre o Sol e a Terra-, o planeta sofre tantas deformações gravitacionais que deve estar espiralando para dentro, em vez de orbitar normalmente, diz um estudo.
"Fazendo as contas, a colisão do planeta com a estrela deve ocorrer daqui a uns 500 mil anos", diz Andrew Cameron, da Universidade de St. Andrews (Reino Unido). "Isso é uma parcela minúscula da vida da estrela. Achamos que ela tem 1 bilhão de anos, então deveria haver só uma chance em 2.000 de vermos uma estrela assim nesse momento de sua vida."
Segundo o cientista, que é coautor do estudo sobre Wasp-18b na revista "Nature", observações nos próximos anos averiguarão se a hipótese está certa. Se o planeta não estiver espiralando para dentro, porém, pode ser que teorias atuais sobre o efeito maré -a deformação de um objeto que orbita outro- tenham algum erro. "De um jeito ou de outro, acho que será uma descoberta importante", diz Cameron. (RAFAEL GARCIA)