São Paulo, terça-feira, 27 de setembro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CLIMA

Governo do RJ cria metas próprias para reduzir gases do aquecimento

DO RIO - O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), assinou decreto estabelecendo metas de redução de emissões de dióxido de carbono no Estado até 2030, nos setores de transportes, saneamento e produção de resíduos, agricultura e produção de energia.
A meta geral é de uma redução de 16% das emissões em relação a 2005. Para isso, o Estado quer elevar em 40%, até 2030, a produção de energia limpa. Para isso, Cabral assinou um segundo decreto, que isenta de ICMS as empresas que produzirem equipamentos para a produção de energia eólica e solar.
"A gente quer montar um poderoso parque eólico aqui", disse o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.
Ele frisou que o grande volume de investimentos empresariais que o Rio vem recebendo (R$ 18 bilhões em 2010, o maior volume no Brasil) deve estar aliado à preocupação ambiental. "Estamos recebendo empresas aqui com critérios mais rígidos do que a Europa."
O governo citou como instrumentos para alcançar as metas o aumento do tratamento de esgoto e o fim dos lixões, no caso do saneamento, e o aumento da rede de metrô e o investimento em asfalto-borracha, no caso dos transportes.
"O asfalto-borracha tira pneus do ambiente, o que ajuda até no combate à dengue. E reduz em 40% o custo de uma estrada", disse Cabral.


Texto Anterior: Hora do adeus
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.