UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

ESTAÇÃO ESPACIAL

Rússia confirma data para troca de tripulantes
A Rosaviakosmos (agência espacial russa) revelou ontem a data em que parte do Cazaquistão a nave Soyuz que fará a troca da tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional). A decolagem ocorrerá em 26 de abril, com apenas dois tripulantes, cujos nomes só serão oficialmente anunciados uma semana antes.
Suspeita-se que a dupla seja composta pelo americano Edward Lu e pelo russo Yuri Malenchenko. Eles devem render os americanos Ken Bowersox e Donald Pettit e o russo Nikolai Budarin, trio que atualmente opera o complexo orbital.
Será o primeiro vôo tripulado depois da perda do ônibus espacial Columbia, em 1º de fevereiro, que interrompeu as missões americanas.
As investigações sobre a destruição do veículo prosseguem, mas nenhum veredicto foi definido sobre as causas do acidente. Um membro do painel independente de investigação revelou que o grupo recomendará à Nasa que faça testes exaustivos das pastilhas protetoras dos ônibus, antes de voltar a lançá-los. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Vírus "gigante"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.