São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2006

Texto Anterior | Índice

PANORÂMICA

INGRESSO VIP


Academia dos EUA ganha 2 brasileiros
A Academia Nacional de Ciências dos EUA, uma das principais instituições do gênero no mundo, ganhou mais dois membros brasileiros: o físico Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o economista e matemático Aloísio Pessoa de Araújo, do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).
Com as novas nomeações, já são seis os cientistas brasileiros a contar com a honraria (os outros são Warwick Kerr, da Universidade Federal de Uberlândia, Sérgio Ferreira, da USP de Ribeirão Preto, Francisco Salzano, da UFRGS e Jacob Palis, também do Impa).
Davidovich é um renomado especialista em óptica quântica, ramo da física que trata das propriedades dos fótons (partículas de luz). Ainda na semana passada, seu grupo publicou um trabalho importante sobre um fenômeno quântico medido com precisão pela primeira vez.
Araújo, que também é professor da Fundação Getúlio Vargas, tem como principal área de pesquisa a teoria das probabilidades. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Só mosquitos doentes carregam agente da malária
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.