São Paulo, quinta-feira, 28 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GENÉTICA

Pesquisa isola novo tipo de célula-tronco

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

Duas equipes de pesquisa descobriram, de forma independente, um novo tipo de célula-tronco.
Cientistas das universidades de Oxford e Cambridge, estudando animais de laboratório, descrevem hoje na revista "Nature" o que eles chamam da ligação perdida entre as células-tronco humanas e as de animais, no caso, roedores usados na pesquisa.
Em vez de ter sido retirado da estrutura denominada blastocisto (punhado de células que se forma 3 ou 4 dias após a concepção), o novo material genético é um pouco mais maduro. Ele foi retirado do chamado epiblasto (conjunto de células que tem sete dias).
"No nível molecular, as células-tronco do epiblasto são mais semelhantes às próprias células-tronco humanas", explica Roger Pedersen, o líder do grupo de pesquisa de Cambridge.
Achar o momento certo de isolar as células-tronco embrionárias pode ser decisivo para que elas possam ser usadas em eventuais terapias no futuro, dizem os cientistas.


Texto Anterior: Egípcios identificam múmia de rainha
Próximo Texto: Geologia: Antártida está bem firme, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.