São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Texto Anterior | Índice

CLIMA

EUA devem anunciar hoje um plano alternativo a Kyoto contra aquecimento
Os EUA, principais emissores de gases ligados ao aquecimento global, devem anunciar hoje um plano reunindo cinco países, cujo objetivo será desenvolver novas tecnologias para enfrentar o problema. A China e a Índia, cuja população corresponde a praticamente um terço da humanidade, bem como a Austrália e a Coréia do Sul, deverão fazer parte da aliança, que pretende ir além do Protocolo de Kyoto, disseram seus idealizadores.
EUA e Austrália são as únicas nações desenvolvidas que ficaram fora de Kyoto. O acordo exige diminuição de emissões de gases-estufa em 5,2% em relação ao nível de 1990.
Diplomatas na capital do Laos, Vientiane, disseram que o pacto será anunciado pelo vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Robert Zoellick, ao lado de representantes dos demais países signatários. Ainda não há detalhes do plano, mas o conceito parece ecoar comentários recentes do presidente George W. Bush. Segundo o líder americano, o aquecimento global seria um desafio que precisa ser enfrentado por meio de tecnologias energéticas mais limpas e eficientes, mas as metas de Kyoto acabariam sendo prejudiciais para a economia. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Amazônia: Carbono de rio não aumenta efeito estufa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.