São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Revisão triplica custo estimado de adaptação

DA REPORTAGEM LOCAL

O custo com que o planeta terá de arcar para se adaptar ao aquecimento global depois de 2030 deve estar entre o dobro e o triplo da previsão oficial, diz um novo relatório. A estimativa da Convenção do Clima da ONU -um gasto anual de US$ 40 bilhões a US$ 170 bilhões- pode, portanto, ter de ser revista para mais de US$ 500 bilhões, afirma o trabalho.
O valor se refere a problemas como o custo de construção de barreiras contra a subida do nível do mar e a perda de produtividade agrícola com o calor. O novo estudo foi feito por um grupo liderado por Martin Parry, do Imperial College de Londres. Os números oficiais haviam sido calculados às pressas em 2007, diz o cientista, e só agora foi possível publicar uma revisão detalhada.
Segundo o novo documento, assinado também por cientistas do Instituto Internacional de Ambiente e Desenvolvimento, as estimativas de custo de adaptação divulgadas pela ONU haviam omitido fatores importantes. O potencial impacto da mudança climática nos ecossistemas, na energia, na indústria, no comércio e no turismo estava sendo subavaliado, dizem.

Texto Anterior: Gás emitido pela agricultura ameaça camada de ozônio