São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CONSERVAÇÃO

DNA de elefante pode combater caça ilegal
Análise de DNA de elefantes, feita com base em amostras de pele e estrume, permite que a origem do marfim contrabandeado seja traçada.
O novo método já está sendo usado para descobrir de onde veio uma carga apreendida em Cingapura em 2002, segundo cientistas dos EUA e Tanzânia. "Com essa técnica, conseguiremos dizer onde o contrabando é mais intenso", diz Samuel Wasser, da Universidade de Washington, co-autor da pesquisa, publicada hoje na revista "PNAS".
O contrabando de marfim provocou a redução da população de elefante africano de 1,3 milhão para 600 mil animais entre 1979 e 1987.

Asteróide de 4,5 km se aproxima da Terra
Um asteróide batizado em homenagem à deusa celta da guerra fará sua maior aproximação da Terra desde 1353. A rocha, conhecida como Tutatis, tem 4,5 km e passará a 1,5 milhão de quilômetros do planeta -distância curta, para padrões astronômicos. Tutatis não ameaça a Terra.

Texto Anterior: Americano prepara nova decolagem