São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemão consegue fazer teia de aranha sintética

Meta de cientista é usar material em grande escala

DO "INDEPENDENT"

Um grupo de cientistas da Universidade Técnica de Munique anunciou ontem ter conseguido produzir teia de aranha em um processo artificial que, pela primeira vez, imita a maneira pela qual os aracnídeos criam o material. A técnica, dizem os pesquisadores, é o primeiro passo para produzir em escala industrial a fibra do aracnídeo, que interessa a engenheiros por ser ao mesmo tempo elástica e resistente.
O uso desse tipo de material poderia ajudar a aprimorar a tecnologia de coletes à prova de bala e pára-quedas ou criar cordas hiper-resistentes e redes de pesca biodegradáveis. Em medicina, a teia pode vir a ser usada também para fazer suturas resistentes, mas que possam ser absorvidas pelo corpo.
Os pesquisadores de Munique afirmam ter conseguido criar um tubo para imitar a maneira como as fibras de seda são interligadas pela glândula fiandeira da aranha. É nesse órgão que o animal converte a forma "líquida" da teia em fios sólidos. "A meta do estudo foi entender o processo de fiação. As fibras criadas foram bastante similares às produzidas na natureza, mas o próximo passo é investigá-las mais", afirmou Andreas Bausch, um dos líderes do trabalho.

Bactéria-aranha
Os pesquisadores usaram dois tipos de proteína encontrada na teia da aranha e programaram bactérias geneticamente alteradas para produzi-las também, em quantidades maiores. Os micróbios receberam DNA dos aracnídeos. Foi a primeira vez que se conseguiu produzir "alguns quilos" de teia artificialmente, disse Bausch.
Imitar o processo de fiação, porém, vinha desafiando os cientistas. Não bastava obter as proteínas certas: era preciso reproduzir modificações estruturais que essas moléculas sofrem quando o fio é expelido.
Bausch diz que o canal de glândula fiandeira artificial que seu grupo criou é capaz de processar e unir corretamente as duas proteínas em questão, que na aranha ficam armazenadas em solução aquosa. O segredo do animal era "espremer" com grande pressão as proteínas antes de expelir os fios de teia.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fim de mistério: Imagem mostra pedaço de lixo espacial que caiu em março no interior de Goiás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.