São Paulo, sábado, 29 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

Rio +10

Ambientalistas criticam falta de ação do G-8
Organizações ambientalistas criticaram o fracasso da cúpula do G-8 (o grupo das sete nações mais ricas e a Rússia), encerrada anteontem no Canadá, em firmar um compromisso relacionado à cúpula mundial para o desenvolvimento sustentável, a Rio +10, que começa em agosto em Johannesburgo, África do Sul.
O presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, levou ao G-8 uma carta assinada nesta semana por ele, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo premiê sueco, Göran Persson, pedindo ações concretas na conferência, que deverá definir a implementação da Agenda 21 (o conjunto de recomendações da Eco-92). Segundo Marcelo Furtado, do Greenpeace, os líderes ignoraram "completamente" a carta.
"O que aconteceu era esperado", disse Fábio Feldmann, assessor especial de FHC para a Rio +10. "Nestes dias que antecedem a conferência tem de haver uma grande mobilização para mostrar que, se houver um fracasso em Johannesburgo, os responsáveis serão os países ricos." (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Biotecnologia: Europeus inventam micróbio anticáries
Próximo Texto: Saúde: Estado dos EUA investiga razões para casos de câncer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.