São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Região é utilizada por pelo menos cinco espécies

Pesquisadores acham berçário de tubarões em Itanhaém (SP)

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores da Unesp de São Vicente identificaram o primeiro berçário de tubarões já encontrado em território brasileiro, na costa de Itanhaém (SP).
Ao menos cinco espécies de tubarão usam essa região do mar próxima à praia, um trecho de pelo menos 40 km, como berçário. "Pode ser até maior, ainda não sabemos", afirma Otto Gadig, 42, biólogo que coordena o estudo.
A pesquisa faz parte do Projeto Cação, que já está em andamento há oito anos. Os cientistas fazem análise da pesca capturada por uma frota artesanal que atua na região. Um dos objetivos, a longo prazo, é fazer um censo demográfico capaz de predizer a evolução dessas populações de peixe.
"São quase 30 espécies de tubarão que vivem ali", diz. "Pelo menos cinco delas usam a área como berçário", ou seja, como locais para a criação dos filhotes. Os recém-nascidos crescem lá até ter porte suficiente para enfrentar o mar. O berçário de Itanhaém foi o primeiro achado no país, mas Gadig espera que outros sejam identificados no futuro. "Nosso estudo é importante até para alertar pesquisadores de outros locais."


Texto Anterior: Morte de Dolly acirrou debate ético em 2003
Próximo Texto: Panorâmica - Espaço: Astronautas vão tentar reparar estação amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.