São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

CÉREBRO

Achado pode dar pista para tratar esquizofrenia

Pesquisa explica como estresse afeta a memória de curto prazo

DA ASSOCIATED PRESS

Quantas pessoas chegaram em casa após um dia estressante e descobriram que haviam esquecido algum evento ou tarefa importante? Agora, ao menos, há uma explicação científica para o descuido: o estresse afeta a memória.
Quem quer que já tenha subido num palco ou encarado um vestibular já sabe disso. Mas um grupo de cientistas descobriu como acontece, um achado que, dizem, pode ajudar a descobrir tratamentos para doenças como esquizofrenia e transtorno bipolar.
Situações estressantes nas quais os indivíduos não têm controle são capazes de ativar uma enzima no cérebro chamada quinase protéica C, que prejudica a memória de curto prazo e outras funções no córtex pré-frontal, a área do cérebro envolvida em decisões. O estudo foi feito com ratos e macacos induzidos ao estresse pela equipe de Amy Arnsten, da Escola Médica de Yale, nos EUA, e publicado na revista científica "Science" (www.sciencemag.org).
A enzima, conhecida pela sigla PKC, também está ativa no distúrbio bipolar e na esquizofrenia, e Arnsten nota que o primeiro episódio psicótico pode ser precipitado pelo estresse.
Ao afetar aquela parte do cérebro, dizem os cientistas, a PKC poderia desempenhar um papel na impulsividade, falta de concentração e baixa capacidade de julgamento típicas dos doentes.
A descoberta de que estresse sem controle ativa a PKC indica uma possível nova direção para tratamento -buscar drogas que inibam a ação da enzima.
A PKC afeta uma parte do cérebro que permite o raciocínio abstrato, usando a memória de trabalho, que é constantemente atualizada. "Esse tipo de memória parece ser prejudicado por estresses."

Texto Anterior: Nas sombras