São Paulo, sexta-feira, 30 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

COMPORTAMENTO ANIMAL

Testes mostram sentimento humano em camundongos

INGRID AGUIAR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Algo parecido com o sentimento humano da empatia pode estar presente entre os camundongos, sugere um artigo publicado na revista "Science". Pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá, analisaram o comportamento em relação à dor desses animais, quando expostos a seus colegas.
Chefiados por Jeffrey S. Mogil, os cientistas fizeram testes nos quais os camundongos recebiam injeções de ácido acético (vinagre) para causar dor. Eles recebiam a injeção primeiro sozinhos e depois ao lado de outros camundongos, companheiros de gaiola ou não.
Os resultados mostraram que os animais que receberam a injeção na presença de outro bicho também injetado se tornavam mais sensíveis à dor. Esse comportamento, no entanto, só foi notado quando a dupla dividia a mesma jaula há pelo menos duas semanas e se um animal podia ver o outro.
Mais testes mostraram que, vendo o outro se contorcer de dor, os animais também apresentaram maior sensibilidade ao calor, retirando mais rápido a pata de uma área muito quente.
De acordo com César Ades, professor do Departamento de Psicologia Experimental da USP (Universidade de São Paulo), o estudo demonstra um mecanismo de empatia básico e primitivo, análogo a formas de empatia presentes no ser humano. "Também nos humanos, respostas empáticas aumentam com o fato de as pessoas se conhecerem ou de se verem como semelhantes", completou Ades.
Já o chefe do estudo diz que não se deve confundir empatia com simpatia. "A empatia dos camundongos deve estar mais relacionada a um estado de alerta e de contágio emocional que a um sentimento de altruísmo", disse Mogil à Folha.


Texto Anterior: Ambiente: Novo programa busca recuperar zona costeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.