São Paulo, segunda-feira, 30 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão apagará as luzes pelo clima no dia 7

DA ENVIADA A TÓQUIO

O dia 7 de julho, quando começa a reunião do G8 em Hokkaido, no Japão, foi chamado de "Cool Earth Day" -a palavra "cool" significa tanto "fresco" ou "resfriar" quanto "legal".
Segundo o primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, esse dia deverá servir para uma reflexão e ação pública na questão do aquecimento global.
Nessa mesma data ocorre também o festival Tanabata, conhecido como "festival das estrelas". A tradição do povo japonês é olhar para o céu estrelado e pedir para que seus desejos se realizem (os papéis com os pedidos são amarrados em bambus). "Neste ano, começaremos uma nova tradição que foi nomeada de "Tanabata sem luz". Em cerca de 70 mil imóveis por todo o Japão, todas as luzes serão desligadas entre as 20h e 22h. Esperamos que todos os que olharem para o céu nessa noite parem para refletir no que podem realizar para obter uma sociedade com baixo carbono", disse o primeiro-ministro.
Apesar da ação de marketing ambiental, o Japão vem tentando "flexibilizar" o pós-Kyoto. Resiste a metas ambiciosas de corte de emissões a médio prazo e passou a defender que os cortes futuros sejam feitos em relação a 2005, não a 1990, como estabelece o texto do acordo de Kyoto.
(AB)


Texto Anterior: Brasil "precisa de ajuda" contra desmate
Próximo Texto: Rico poluiu sem saber, e pobre tem de cortar CO2, diz McCain
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.