São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2004

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ASTRONÁUTICA

SpaceShipOne tem falha em controles, mas consegue atingir 101 km de altitude, na disputa pelo Prêmio X

Após susto, nave privada chega ao espaço

SALVADOR NOGUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Muita gente prendeu a respiração ontem, enquanto Mike Melvill pilotava a SpaceShipOne em sua segunda viagem ao espaço -no primeiro dos dois vôos exigidos para a conquista do Prêmio X Ansari. No fim, tudo deu certo. Mas foi por pouco.
Conforme o previsto, a missão começou pela manhã (11h11, horário de Brasília), a partir do aeroporto de Mojave, na Califórnia, EUA. Após cerca de uma hora preso sob a barriga do avião White Knight, o primeiro veículo espacial privado se desprendeu, a uma altitude de 15 km.
A subida rumo ao espaço começou tranqüila. Mas, num lance inesperado, a SpaceShipOne começou a fazer várias rotações por minuto em torno de seu eixo.
Ninguém sabia se Melvill conseguiria retomar o controle do veículo. A nave quase não conseguiu roçar a borda do espaço, atingindo a altitude de 100 km exigida para a conquista do Prêmio X.
Na reentrada, a nave respondeu bem e Melvill conseguiu reduzir a velocidade, até realizar o pouso em Mojave, às 8h34, aplaudido por entusiastas no aeroporto. "Isso é que é diversão", disse.
O piloto de 62 anos, nascido na África do Sul e radicado nos EUA, foi o primeiro a receber "asas de astronauta" com um veículo privado, usando a mesma Space- ShipOne, em junho. Ele também teve problemas com os controles naquela ocasião, mas nada como o que ocorreu agora. A audácia do piloto salvou o dia para a equipe responsável pela nave, liderada pelo engenheiro aeroespacial americano Burt Rutan.
"Estávamos pedindo a ele que fosse em frente e abortasse", disse Rutan, após o vôo. Segundo leituras de radar, Melvill conseguiu carregar a SpaceShipOne a uma altitude máxima de 101 km.
"Um se foi, e um está por vir", disse Peter Diamandis, referindo-se à necessidade de dois vôos para a conquista do Prêmio X Ansari, que dará US$ 10 milhões ao primeiro grupo privado que conseguir construir uma nave espacial para três pessoas que voe duas vezes em duas semanas a uma altitude mínima de 100 km.
Burt Rutan, com sua empresa Scaled Composites, recebeu um financiamento de Paul Allen, co-fundador da Microsoft, para desenvolver a SpaceShipOne.
Antes mesmo de conquistar o Prêmio X, o grupo americano já fechou um contrato de US$ 20 milhões para o desenvolvimento da primeira linha espacial privada para turistas, a ser administrada pela empresa britânica Virgin.
Mas a segurança da nave para vôos turísticos ainda está por ser totalmente provada. "Mesmo assim, eles mostraram que a tecnologia funciona", disse à Folha Marcos Cesar Pontes, astronauta brasileiro em treinamento na Nasa, a agência espacial americana.
A equipe de Rutan ainda está analisando os dados para descobrir o que houve de errado com a nave, mas provavelmente manterá o plano de realizar o segundo vôo em 4 de outubro. Caso ele seja bem-sucedido, a Scaled conquistará o Prêmio X, vencendo outras 26 equipes de sete países.


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