São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Plataforma de gelo se rompe no Ártico e vira uma ilha

DO "INDEPENDENT"

Uma plataforma de gelo no Ártico canadense se rompeu, cientistas disseram ontem, em mais um sinal da taxa alarmante de derretimento do gelo polar devido ao aquecimento global.
A plataforma de gelo Ayles, com 66 quilômetros quadrados (três vezes a área de Fernando de Noronha) -se desprendeu da costa da ilha de Ellesmere, cerca de 800 km a sul do pólo Norte, no Ártico canadense. A plataforma partida formou uma ilha de gelo separada, num evento que um cientista chamou de "dramático e perturbador".
"Isso mostra que nós estamos perdendo características do norte do Canadá que têm estado no lugar por milhares de anos. Estamos cruzando limiares", disse Warwick Vincent, da Universidade Laval, em Québec.
Plataformas de gelo estão ligadas à terra, mas flutuam no mar (em oposição às calotas polares, que estão completamente em terra). O colapso dessas estruturas tem acontecido na Antártida, mas no Ártico canadense, que tem seis plataformas, esta é a primeira vez que o fenômeno é detectado.


Texto Anterior: Ação visa barrar redução de parque de MT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.