São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BIOMEDICINA

Grupo usa células-tronco contra câncer
Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, usaram células-tronco geneticamente modificadas para combater tumores em camundongos. A técnica pode originar uma nova aplicação terapêutica dessas células, já testadas com sucesso animador na regeneração de tecidos.
A equipe liderada por Michael Andreeff extraiu células-tronco adultas da medula óssea e as alterou geneticamente para que produzissem interferon-alfa, uma molécula que é capaz de destruir células cancerosas, e as reimplantou nos camundongos de laboratório.
A técnica curou 70% dos roedores que apresentavam uma forma de câncer de ovário, atacando também leucemia e tumores cerebrais.
Segundo Andreeff, a vantagem do procedimento é que apenas as células cancerosas foram afetadas: "Essas células são capazes de produzir agentes antitumorais apenas no local dos tumores".
O achado foi apresentado no último encontro da Associação Americana de Pesquisa do Câncer, na Flórida.
(DA REUTERS)


Texto Anterior: Astronáutica: Rússia quer ampliar para um ano estadia de tripulações da estação
Próximo Texto: Zoologia: Morcegos podem distinguir vários tipos de árvore
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.