UOL

São Paulo, sábado, 31 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEDICINA

Grupos encontram gene que torna célula-tronco de embrião virtualmente imortal
Pesquisadores britânicos e japoneses identificaram um gene que pode ser central para as propriedades únicas das células-tronco embrionárias. Em um estudo publicado na revista "Cell" (www.cell.com), eles afirmam que o gene Nanog é necessário para que essas células se multipliquem sem limites mantendo sua capacidade de produzir vários tipos de célula.
O gene foi isolado de células de camundongo e batizado em alusão a Tir nan Og, a terra da eterna juventude na mitologia celta. No limite, ele poderia ajudar os cientistas a dar a células-tronco adultas os mesmos superpoderes das células embrionárias, cujo uso para pesquisa está cercado de controvérsias éticas.
"O Nanog parece ser um gene-mestre que faz as células-tronco embrionárias crescerem em laboratório. De fato, ele as torna imortais", afirmou Ian Chambers, do Instituto de Pesquisa de Células-Tronco da Universidade de Edimburgo.
A pesquisa é publicada juntamente com um trabalho de pesquisadores do Instituto Nara de Ciência e Tecnologia do Japão, que isolaram o mesmo gene independentemente em 2002.
As células-tronco embrionárias são únicas devido a sua capacidade de se diferenciar em todos os tipos de tecido. Elas são uma esperança no tratamento de doenças degenerativas, como diabetes e mal de Parkinson.
"Se o Nanog tiver em humanos o efeito que tem em camundongos, será um passo fundamental no desenvolvimento de células-tronco para terapia", disse Austin Smith, também da equipe britânica. (DA REDAÇÃO)