São Paulo, terça-feira, 31 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Cientistas ligam grupo de genes à esclerose múltipla

Descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas terapias contra a doença

Falha na produção de uma proteína específica aparece mais em portador desse tipo de degeneração nervosa do que em outras pessoas

Um grupo de pesquisadores anunciou um passo significativo na compreensão da esclerose múltipla, doença neurodegenerativa crônica que costuma afetar adultos entre 20 e 40 anos e provoca sintomas que vão de fraqueza muscular, tremores, falta de equilíbrio, chegando até à paralisia. Pela primeira vez, foi possível ligar alguns genes ao risco de desenvolvimento da doença.
Já se sabia que a esclerose múltipla tem causas genéticas e ambientais, mas em 20 anos de estudos, mesmo com a análise de mais de cem genes candidatos, ainda não havia sido encontrada nenhuma ligação. A abordagem era "chutar" quais poderiam ser esses genes e observar os sintomas de pacientes com versões mutantes deles.
Agora, três estudos independentes publicados neste domingo nas revistas "Nature Genetics" e "New England Journal of Medicine" apontam a identificação de variantes genéticas que podem levar ao surgimento da doença.
A esclerose múltipla é uma moléstia do tipo auto-imune -provocada por um ataque do próprio sistema imunológico- que destrói a camada protetora dos nervos. Em todo o mundo estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas sofram da doença -uma em cada mil na maioria dos países ocidentais.
Usando técnicas diferentes entre si, as três equipes dos Estados Unidos e da Europa chegaram à conclusão que o problema está na produção do receptor de interleucina-7 (ou IL7R), uma proteína que controla a atividade das células T, as responsáveis por administrar a ativação do sistema imunológico do corpo.
O IL7R normalmente está presente na superfície de algumas células e também pode ser encontrado no soro sangüíneo. A variante que se supõe ser a responsável por conferir o aumento ao risco de desenvolver a doença foi encontrada em níveis menores na superfície das células e em maiores no soro.
Esta mudança nos níveis relativos das duas formas de IL7R pode alterar a atividade do sistema imune da pessoa, deixando-a mais suscetível à doença.

Múltiplos genes
Um dos estudos mostrou que variantes no IL7R são mais comuns em pacientes com esclerose múltipla que em pessoas saudáveis. Outro estudo escaneou o genoma de 12 mil pessoas em busca de fatores de risco para a doença e chegou a resultados semelhantes.
Os cientistas acreditam que esse receptor -uma espécie de "fechadura" química que responde à presença de uma molécula "chave"- é parte de um processo que envolve muitos genes. Defeitos em quaisquer deles podem levar à doença. Com o achado, os cientistas esperam conseguir manipular essa interação e desenvolver tratamentos que possam corrigir falhas que provocam a doença.
"Esta descoberta nos conduz a um novo caminho que pode ter um papel muito importante para a compreensão dos mecanismos fundamentais que desencadeiam a esclerose múltipla", disse Stephen Hauser, professor de neurologia da Universidade da Califórnia, em San Francisco (EUA), e um dos autores dos estudos publicados neste domingo.
"Este mapa genético terá uma importância incrível no desenvolvimento de novas terapias", completou David Hafler, da Escola Médica de Harvard e também co-autor de uma das pesquisas.

Com "New York Times" e Reuters