São Paulo, sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Durante a infância, chimpanzé fêmea brinca com "boneca"

Os animais chegam até a fazer ninhos para galhos que carregam como se fossem bebês

Delphine Bruyere/Creative Commons
Jovens chimpanzés em santuário na República do Congo

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE CIÊNCIA

Eles têm cultura, usam ferramentas e fazem guerra. Adicione agora uma nova característica supostamente humana ao repertório comportamental dos chimpanzés: brincar com bonecas.
E, conforme o esperado, na grande maioria das vezes são as "meninas" da espécie Pan troglodytes as responsáveis por tratar pedaços de pau como seus bebês, diz estudo publicado na revista científica "Current Biology".
O trabalho é dos primatólogos Richard Wrangham e Sonya Kahlenberg, da Universidade Harvard e da Faculdade Bates, ambas nos EUA. Eles usaram 14 anos de observações, feitas no Parque Nacional Kibale, em Uganda, para concluir isso.
Jovens machos também brincam de boneca, mas com frequência menor. O principal uso que dão aos gravetos é o de armas simuladas -mais ou menos o que se vê entre meninos humanos.
O comportamento parece não ter relação direta com outros empregos de galhos nas culturas desses primatas, como a obtenção de formigas e cupins, valiosas fontes de proteína.
Os pesquisadores verificaram que os gravetos são levados para o ninho no qual as jovens fêmeas passam a noite, ou mesmo ganham um ninho só para eles. As fêmeas brincam com os galhos de maneira que lembra uma mãe brincando com o bebê.
Os dados sugerem que a preferência de meninas humanas por bonecas não tenha origem apenas social, mas evolutiva, a partir de nossas origens primatas.

Texto Anterior: Sirva champanhe como cerveja, diz químico