Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Carne artificial é apresentada e degustada em evento em Londres

Hambúrguer foi criado a partir de células de músculo de vacas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro hambúrguer criado em laboratório foi apresentado e degustado ontem, em uma conferência em Londres, acompanhado de pão, alface e tomate.

O produto, que saiu da placa de Petri e foi direto para a frigideira, foi provado por dois voluntários, que disseram, em frente às câmeras de TV, que o sabor se aproximava ao da carne de vaca.

O hambúrguer é resultado de cinco anos de pesquisa do cientista holandês Mark Post, biólogo da Universidade de Maastricht. O projeto custou 250 mil euros (R$ 762 mil).

Post espera que a carne de laboratório possa um dia resolver o problema mundial de desabastecimento de comida e das mudanças climáticas.

A carne artificial foi criada a partir de células-tronco extraídas do músculo de duas vacas orgânicas.

Essas células foram colocadas em uma solução para que se multiplicassem. Já crescidas, elas se transformaram em pequenas tiras de músculo, que foram unidas para formar pedaços maiores e depois congeladas.

Para um hambúrguer de 140 g, foram usadas cerca de 20 mil tiras do produto.

Inicialmente, a carne era branca. Para ganhar mais sabor e ter uma cor similar à da carne bovina, foram adicionados suco de beterraba, farinha de rosca, açafrão e caramelo na receita.

Post afirmou que o sabor da carne artificial precisa ser melhorado para que o produto se torne uma escolha popular. No entanto, ele disse que ainda pode levar 20 anos até que a carne de laboratório seja vendida em supermercados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página