Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oceano Pacífico mais frio levou a pausa no aquecimento global

Ciclo natural de resfriamento fez temperatura da Terra estagnar

RAFAEL GARCIA DE SÃO PAULO

Apesar de os anos mais quentes da história terem sido 2005 e 2010, a média no período dos últimos 15 anos indica que a temperatura do planeta parou de subir.

Esse hiato no aquecimento global tem sido explorado por aqueles que questionam a influência humana na mudança climática, mas um novo estudo diz ter a explicação para o fenômeno inesperado: um resfriamento periódico das águas equatoriais do Pacífico seria o culpado por mascarar o aquecimento.

Segundo outra pesquisa, da Universidade de Reading, publicada no início do ano, se as temperaturas continuarem estáveis por mais alguns anos, elas sairão da margem de erro das simulações climáticas que tentam prever o comportamento da Terra sob alta concentração do CO2.

Alguns estudos sugeriram que o fenômeno teria a ver com a atividade do Sol. Outros afirmaram que a presença de mais vapor ou aerossóis na estratosfera estaria freando o aquecimento.

Mas, segundo um trabalho de Yu Kosaka e Shiang-Ping Xie, do Instituto Scripps, da Califórnia, o fenômeno que explica melhor o hiato dos últimos 15 anos é mesmo o resfriamento do Pacífico. O estudo está na edição desta semana da revista "Nature".

"O hiato é parte da variabilidade natural do clima", escrevem Xie e Kosaka. "Apesar de hiatos similares poderem ocorrer no futuro, é muito provável que o aquecimento continue à medida que os gases-estufa aumentam."

Segundo José Marengo, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o fenômeno é parte de variações periódicas, que envolvem o afloramento de águas frias profundas e dura de 25 a 30 anos. O ciclo atual, iniciado na década de 1970, já estaria próximo do fim e seria seguido de uma retomada do aquecimento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página