Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

China promete enviar jipe à Lua até o fim do ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em dezembro, a Lua deve receber o primeiro pouso suave de uma espaçonave em 37 anos. É a Chang'e 3, terceira missão lunar da China.

O veículo deverá levar à superfície um jipe robótico, no estilo daqueles que os americanos mandam para Marte. Ou como os soviéticos Lunokhod, que passearam pela Lua entre 1970 e 1973.

Desde a sonda soviética Luna 24, que alunissou em 1976, nenhum artefato terrestre voltou a fazer pouso suave no solo do satélite.

O lançamento deve acontecer em 1º de dezembro e é visto como precursor de um programa lunar mais agressivo por parte dos chineses.

Eles já enviaram para lá duas sondas e devem lançar as missões Chang'e 4 (também um jipe) e Chang'e 5, que deve colher e enviar amostras para a Terra em 2017.

Tudo leva a crer que as missões antecedem o envio de astronautas na década de 2020. Os chineses não escondem o objetivo, mas são vagos em dizer quando isso ocorrerá.

O programa tripulado tem avançado desde 2003, quando a China se tornou o terceiro país capaz de lançar astronautas por seus próprios meios, e está mapeado até o final da década, quando os chineses esperam ter sua própria estação espacial.

Os americanos, que abdicaram de retornar à Lua no governo Obama, vão acompanhar a ação da órbita. Com a sonda Lunar Reconnaissance Orbiter a 100 km do solo, os cientistas vão observar a missão Chang'e 3. (SN)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página