Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Sucesso no exterior, mostra 'túnel da ciência' chega a SP

DE SÃO PAULO

Dos grandes desafios da exploração espacial aos mistérios do funcionamento do corpo humano. A partir de amanhã, o público paulistano poderá passear pelas grandes descobertas --e promessas-- da ciência básica.

Após passar por 20 países, a mostra Túnel da Ciência Max Planck fica em cartaz em São Paulo até o dia 21 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na Consolação (zona oeste), com entrada gratuita.

Interativa, a mostra usa vídeos, réplicas e recursos de realidade aumentada para fazer o visitante mergulhar nos temas expostos. "Cada vez mais tem havido uma integração entre as várias áreas da ciência. E essa exposição evidencia bem isso", disse Peter Stein, coordenador do túnel da Sociedade Max Planck, instituição alemã que já recebeu 17 prêmios Nobel e tem mais de 5.300 pesquisadores.

Um dos destaques da exposição é o chamado espelho mágico. Uma combinação de câmeras e softwares de simulação permite ao visitante enxergar o "interior" de seu corpo de uma forma bem realista, identificando a posição e o funcionamento de vários órgãos humanos.

Uma miniatura do jipe robô Curiosity, da Nasa, que usa recursos interativos para explicar o funcionamento da sonda em Marte, também faz sucesso entre a garotada.

Segundo o coordenador da mostra, que faz parte das festividades da Temporada da Alemanha no Brasil, além de divulgar a ciência de uma maneira divertida o projeto quer despertar o desejo dos jovens brasileiros de fazer ciência.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página