Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Pescadores acham pedaço de foguete da agência britânica em rio do Pará

DHIEGO MAIA DE SÃO PAULO

Moradores da pequena vila de pescadores Macapazinho, no Pará, localizaram parte da fuselagem de um foguete espacial. A estrutura foi encontrada na segunda-feira (28) no rio Ariandeua, em Salinópolis (a 220 km de Belém).

A estrutura contém os logotipos da Agência Espacial Britânica e da empresa francesa de lançamento de satélites comerciais Arianespace.

Ontem, a agência britânica confirmou pelo Twitter que o objeto encontrado fazia parte da carenagem do foguete Ariane 5, que lançou o satélite Alphasat em junho de 2013, na Guiana Francesa.

A estrutura foi retirada do rio com o auxílio de 11 homens após a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros e está em um local isolado nas margens do rio.

O lixo espacial pode ter caído no oceano Atlântico e depois ter sido arrastado até o rio Ariandeua.

A Arianespace mantém uma intensa operação de lançamento de foguetes na Guiana Francesa. Desde 1980, a empresa realizou 215 lançamentos de foguetes da série Ariane para levar ao espaço satélites comerciais.

Segundo a Agência Espacial Brasileira, quando um lixo espacial é encontrado, o primeiro procedimento é submetê-lo à perícia para saber se há resquício de radiação. Em seguida, o material é encaminhado para o detentor da missão espacial.

Os procedimentos envolvem órgãos como a FAB (Força Aérea Brasileira) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página