Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantas carnívoras são tema de mostra nos Estados Unidos

Exposição em San Francisco reúne várias espécies, que provocam curiosidade no público

FERNANDA EZABELLA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

Elas se alimentam de insetos, moram em pântanos e viraram estrelas de Hollywood. Centenas de plantas carnívoras ganharam uma exposição em San Francisco (EUA), com destaque para as dioneias, famosas pelas garras que se mexem, e outras com armadilhas bastante sofisticadas.

"Por causa de filmes como A Pequena Loja dos Horrores' [1986] e pelo pouco contato com a natureza, muitos americanos acham que estas plantas são de outro mundo. Mas, na verdade, a maioria delas está aqui mesmo na América do Norte", disse a diretora da mostra, Lau Hodges, que também é colecionadora de carnívoras.

Hodges tem cerca de 20 plantas do tipo em casa e costuma viajar pelo mundo para encontrar raridades. Uma delas em exposição é a colorida Cephalotus, nativa da costa oeste da Austrália, que funciona como uma bolsa de boca aberta escorregadia. Do lado de fora, há cabelinhos que servem de escada para besouros ou aranhas chegarem ao topo. No fundo, há sucos digestivos que parecem água e, uma vez dentro, o inseto acaba afogado.

"Ela é uma graça, mas faz uma baita tortura. Também produz uma flor, que cresce bem alto para quem for polinizar não acabar caindo na arapuca", explicou Hodges.

Uma espécie que vem da América do Sul é a Pinguicula, que parece suculenta e inofensiva, mas tem folhas grudentas repletas de enzimas e ácidos que dissolvem a presa. Outra popular é a Drosera, encontrada em vários continentes, cujos pontos luminosos se passam por néctar, embora sejam tentáculos com cola.

No geral, carnívoras são plantas de pequeno porte que se alimentam de insetos para autofertilização, sem deixar de fazer fotossíntese. Hodges conta que suas dioneias, conhecidas também como "vênus papa-moscas", comem cerca de seis moscas por ano. São fáceis de plantar, com algumas exceções. "Elas precisam de água bem filtrada e ficar numa poça d'água o tempo todo".

A mostra vai até 19/10 no Conservatório de Flores, uma gigantesca estufa de vidro e madeira aberta ao público.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página