Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

A sobrevivência de dois diferentes vírus

Dois diferentes vírus que parecem ter em comum a origem em solo africano foram detectados praticamente na mesma época, há anos.

O HIV provocou grande pânico na população ao desencadear a epidemia de Aids em 1981, nos Estados Unidos.

Hoje, a Aids tem tratamento e já estão bem estabelecidos os cuidados necessários para a sua prevenção.

Já o vírus ebola surgiu inicialmente em vilarejos do Zaire e Sudão em 1976, atingindo depois áreas mais desenvolvidas da África. Provocou epidemias que levaram mais de 90% dos pacientes à morte.

Até hoje o ebola não tem tratamento e, ao longo dos anos, o vírus provocou vários surtos, também com alto índice de mortalidade.

Como não há terapia específica para os afetados pelo ebola, os doentes recebem apenas hidratação para compensar o desequilíbrio hidroeletrolítico provocado pelos vômitos e diarreias. Com os cuidados, alguns pacientes conseguem se recuperar.

Para as populações empobrecidas da África, a esperança é uma vacina que possa prevenir a infecção.

O desenvolvimento de um remédio para os doentes pelo ebola não parece estar no programa dos laboratórios farmacêuticos e centros internacionais de pesquisa, como ocorreu com a Aids.

O HIV também existe na África. Mas o desenvolvimento dos antirretrovirais para o tratar a Aids teve por base atender à população de países desenvolvidos e possuidora de recursos financeiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página