Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caminhada pelo clima reúne 400 mil pessoas em Nova York

Manifestação busca pressionar reunião de cúpula da ONU, na terça

MARCELO LEITE ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

A Marcha dos Povos pelo Clima não alcançou o milhão de pessoas que foram às ruas de Nova York em junho de 1982 contra as armas nucleares, mas tampouco fez feio.

Com 400 mil pessoas (segundo os organizadores) protestando pela falta de ação contra a mudança do clima, poderá entrar para a história como o momento em que o aquecimento da atmosfera voltou à agenda mundial.

Os organizadores, tendo à frente a ONG 350.org, distribuíram 1 milhão de panfletos em Nova York convocando para a marcha. Cerca de 500 ônibus vieram a Nova York, de quase todos os Estados. O trânsito foi bloqueado em Manhattan entre as ruas 59 e 86.

Não é todo dia que uma marcha de protesto conta com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Ele se empenhou em fazer o tema avançar ao convocar uma reunião de cúpula especial para esta terça (23).

Ban estava acompanhado de outras autoridades e recebeu da ONG Avaaz uma petição com 2 milhões de assinaturas em favor do clima.

A pretensão do secretário-geral é criar impulso para evitar que a Conferência de Paris, em 2015, não redunde num fracasso como a de Copenhague em 2009.

Sua estratégia para a cúpula de Nova York, realizada em paralelo com a 69ª Assembleia Geral da ONU, é extrair compromissos dos quase 120 chefes de Estado --entre eles a presidente Dilma Rousseff. A agenda de Dilma indica que ela estará presente na reunião de cúpula.

Diante das posições do Brasil nas negociações sobre mudança do clima, contudo, a expectativa é que a presidente não anuncie nenhum compromisso ambicioso sobre florestas e se limite a reafirmar a meta voluntária de cortar entre 36% e 39% das emissões do país sobre os níveis de 1990 (meta essa em boa parte já cumprida, graças à redução no desmatamento).

No Rio, a marcha do clima reuniu cerca de 4 mil pessoas segundo os organizadores. A PM disse que foram 300.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página