Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasil fica fora de acordo para zerar desmatamento até 2030

Compromisso foi assinado por 31 países e a União Europeia na Cúpula do Clima na ONU

Governo discorda da falta de distinção entre desmate ilegal e legal, como o manejo para extração de madeira

MARCELO LEITE ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK ISABEL FLECK GIULIANA VALLONE DE NOVA YORK

A presidente Dilma Rousseff, em seu discurso na Cúpula do Clima em Nova York, limitou-se a listar avanços obtidos pelo Brasil na questão do desmatamento, que caiu 79% desde 2004. Apesar desse trunfo, não endossou o principal documento da cúpula, a Declaração de Nova York sobre Florestas.

A redução no desmatamento evitou lançar na atmosfera, a cada ano, 650 milhões de toneladas de CO2. "O Brasil, portanto, não anuncia promessas. Mostra resultados", afirmou a presidente.

A Declaração de Nova York é mais uma carta de boas intenções do que um plano para cortar pela metade o desmate até 2020 e zerá-lo até 2030. O Brasil não aderiu à declaração por discordar, segundo a Folha apurou, do compromisso de desmatamento zero. O governo considera que a questão não precisa ser decidida agora, e há resistências à linguagem não diplomática do texto.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, alega que o país não foi convidado para a preparação do texto. Disse que uma cópia foi enviada só no final de agosto. A organização do documento diz que tentou engajar o Brasil, sem sucesso.

LEGAL OU ILEGAL

A maior restrição do Planalto diz respeito à ausência de distinção, no texto, entre desmatamento legal e ilegal.

Como no Brasil se permite manejo sustentável de florestas para extração de madeira e derrubada de áreas para agricultura, o país não poderia aderir ao desmatamento zero. Isso implicaria, na visão do governo, impedir derrubadas que hoje são legais.

O Plano Nacional sobre Mudança do Clima do Brasil, adotado por decreto em 2007, estipulava eliminar a perda líquida de área de cobertura florestal até 2015.

O tema esquentou a campanha eleitoral brasileira. Dilma, que como ministra de Minas e Energia de Lula vivia às turras com a do Ambiente, Marina Silva, disse em Nova York que a adversária está "mentindo" ao dizer que o desmatamento na Amazônia cresceu no último ano. Segundo a presidente, houve um "aumentinho" em 2013.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o desmatamento cresceu 29% entre 2012 e 2013. Com 5.891 km² de florestas destruídas, porém, esta foi a segunda menor taxa registrada desde 1988.

Com o desmate zero proposto no texto, deixariam de ser emitidos por ano, a partir de 2030, de 4,5 bilhões a 8,8 bilhões de toneladas CO2, valor estimado para o que a destruição de florestas lança de poluição anualmente. Seria o mesmo que tirar de circulação o bilhão de carros que há hoje no mundo.

EUA e União Europeia apoiam a declaração. China e Índia, não. Outros países com floresta tropical assinaram (Peru, Colômbia, Guiana, República Democrática do Congo e Indonésia). Mas nenhum chega perto dos 4 milhões de km2 de mata amazônica do Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página