Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Fóssil mostra origem evolutiva de dinos de "braços curtos"

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE “CIÊNCIA+SAÚDE”

Horácio, o dinossaurinho dos braços curtos das HQs de Mauricio de Sousa, provavelmente ia se sentir um nadador olímpico perto das patas dianteiras minúsculas dos abelissauros, dinos predadores que viveram na América do Sul (entre outros locais). Agora, cientistas acharam um fóssil que representa o primeiro estágio desse bizarro encurtamento.

O bicho, batizado de Eoabelisaurus mefi, foi descrito pelo argentino Diego Pol e pelo alemão Oliver Rauhut em artigo na revista científica "Proceedings of the Royal Society B". Nativa da Patagônia argentina, a criatura viveu no meio do período Jurássico, há cerca de 170 milhões de anos.

Acontece que os "bracinhos" da criatura, embora não tão curtos quanto o de seus sucessores, já apresentam sinais de apequenamento -e, o que é mais bizarro, o processo parece ter começado a partir das pontas.

É que, enquanto o antebraço do bicho tem tamanho normal para um dino de seu porte, as "mãos" e a parte dos "braços" logo abaixo delas já têm sinais de redução.

Apesar da aparência um tanto risível, os animais eram predadores de topo de cadeia, similares ao T. rex.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.