Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nave de empresa privada passa por último teste antes de se ligar à ISS

Dragon está perto de ser a primeira 'particular' a se acoplar à Estação Espacial Internacional

Veículo já está próximo do complexo e realizou com sucesso todas as checagens; acoplagem deve acontecer hoje

Divulgação
Dragon faz manobra de aproximação com a ISS; nave deverá ser a primeira de empresa privada a se ligar ao complexo
Dragon faz manobra de aproximação com a ISS; nave deverá ser a primeira de empresa privada a se ligar ao complexo

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

Após um começo complicado e com sucessivos adiamentos, a missão da espaçonave Dragon -a primeira da iniciativa privada a ser lançada com destino à ISS (Estação Espacial Internacional)- segue exatamente conforme o planejado, sem falhas.

Tudo indica, portanto, que o objetivo principal da viagem, o acoplamento da cápsula não tripulada com o complexo espacial, ocorrerá ainda hoje.

A manobra de junção das duas naves acontece a uma velocidade de mais ou menos 28 mil km/h. Essa etapa é considerada crítica, uma vez que qualquer falha pode danificar o laboratório flutuante de US$ 100 bilhões ou mesmo colocar em risco a vida dos seis astronautas a bordo.

Por isso, a decisão final da Nasa ainda depende de uma última rodada de testes. Até agora, a nave da empresa californiana SpaceX completou com sucesso todos eles.

Ontem, os astronautas realizaram um teste que comprovou sua capacidade de enviar comandos ao veículo. Os tripulantes da ISS mandaram, com sucesso, que a Dragon acendesse um de seus sistemas de luz.

Lançada na madrugada de terça, a nave fez ontem uma manobra de aproximação, ficando a cerca de 2,4 km de distância da ISS.

A acoplagem, se autorizada, será feita com a ajuda do braço mecânico da estação. A Dragon carrega cerca de 550 kg de material não essencial, como suprimento extra de comida e experimentos científicos. Ela deverá passar duas semanas ligada à ISS, quando retornará à Terra com 500 kg de carga.

Criador e diretor da companhia, o bilionário Elon Musk está usando o Twitter para manter o público informado sobre a missão.

"O presidente [Barack Obama] acabou de ligar para dar os parabéns. O identificador de chamadas estava bloqueado e eu achei que fosse telemarketing", brincou Musk.

Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011, a Nasa está sem meios próprios de chegar à ISS e mandar material para lá. A agência espacial decidiu "terceirizar" o serviço de transporte para o complexo. Para isso, está incentivando várias empresas a se aventurar no ramo.

A SpaceX tem um contrato de US$ 1,6 bilhão para 12 voos de transporte até a ISS. A atual missão não está incluída entre eles, pois é um teste.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.