Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo divulga recorde de baixa em desmatamento

Planalto usa dado como argumento contra sua suposta falta de liderança ambiental

Juca Varella - 23.abr.2012/Folhapress
Área de desmatamento na rodovia Transamazônica
Área de desmatamento na rodovia Transamazônica

DE BRASÍLIA

O governo brasileiro anunciou ontem a menor taxa de desmatamento na Amazônia já medida: em 2011, a maior floresta tropical do mundo perdeu "apenas" 6.418 km2, ou o equivalente a quatro vezes a cidade de São Paulo.

A divulgação dos dados consolidados do Prodes, sistema do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que mede a taxa oficial de devastação, obedece à estratégia habitual do Planalto, desde a era Lula, de soltar um número positivo sempre que o país é pressionado por seu desempenho ambiental.

No ano passado, a divulgação da previsão do Prodes de 2011 (3,5% menor que o dado consolidado de ontem) no meio da conferência do clima de Durban serviu para silenciar críticas à atuação do governo no Código Florestal.

O novo dado surge num momento em que o país é criticado pela falta de liderança na condução da Rio+20.

Numa reunião informal encerrada no sábado em Nova York para negociar o texto-base da conferência, diplomatas ressentiram-se da falta de "um papel mais inspirador e prático" do Brasil.

O país-sede pode destravar os impasses entre pobres e ricos que permeia as negociações. O ambientalista francês Rémi Parmentier, do Varda Group, disse em seu blog que há especulações de que Dilma Rousseff possa propor um texto mais curto e objetivo como resultado final do Rio.

Até agora, porém, o Brasil mantém um "perfil discreto", como definiu uma pessoa próxima à negociação. A cautela foi notada até pelo coordenador da Rio+20, Brice Lalonde, em entrevista à Folha.

Dilma não gostou das declarações e, segundo a Folha apurou, chegou a pedir a cabeça do diplomata.

Ontem, o chanceler Antônio Patriota negou problemas. "Gostaria de sublinhar que o secretário-geral [da ONU] Ban Ki-moon tem sido muito enfático ao identificar a liderança brasileira."

(CA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.