Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Sutiã medieval pode ser o mais antigo já registrado

Universidade de Innsbruck/Associated Press
Peça de lingerie de linho de 600 anos, encontrada na Áustria, é parecida com as atuais
Peça de lingerie de linho de 600 anos, encontrada na Áustria, é parecida com as atuais

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Peças de lingerie de aproximadamente 600 anos atrás, encontradas em um castelo da Áustria, podem ser os mais antigos sutiãs já registrados, dizem cientistas da Universidade de Innsbruck.

Os pesquisadores encontraram sutiãs de linho datados da Idade Média no castelo austríaco de Lemberg. A descoberta foi feita em 2008, mas só chamou a atenção agora, após uma reportagem na "BBC History Magazine".

A localização desse tipo de lingerie medieval foi descrita como surpreendente por especialistas em moda. Até agora, acreditava-se que o sutiã seria uma invenção feita há pouco mais de um século, como opção para mulheres que abandonaram os espartilhos.

E, como hoje, a lingerie não era apenas funcional. Os sutiãs foram decorados com rendas e outros ornamentos, sugerindo que eles também eram destinados a agradar possíveis pretendentes.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.