Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Menino recebe aparelho para respirar sozinho

Cirurgia e marca-passo foram custeados pelo governo devido a liminar na Justiça

DE SÃO PAULO

O garoto Adley Gomes Sales, de um ano e cinco meses, recebeu ontem um marca-passo que permitirá que ele respire sem ajuda de aparelhos. Ele vive no hospital desde que nasceu por causa de uma doença genética.

A cirurgia foi custeada pelo Estado de São Paulo devido a uma liminar concedida pela Justiça em abril.

Como a família não tinha condições financeiras para a compra e implantação do dispositivo (cerca de R$ 500 mil), decidiu recorrer às vias legais depois de tomar conhecimento de um caso bastante semelhante -outro menino, Pedro Arthur, 8, conseguiu que o Estado de Minas Gerais pagasse pela implantação do aparelho.

Adley tem síndrome de Ondine, um raro problema genético que causa insuficiência respiratória crônica. O marca-passo estimula o nervo responsável pela contração do diafragma.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o garoto foi operado no Hospital Infantil Cândido Fontoura, em São Paulo, e passa bem.

"A ansiedade de ir para casa o mais rápido possível é grande. É um momento de alívio para a gente", diz o manobrista Josimar João Sales, 23, pai de Adley.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.