Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Neurocientista pede mais estudos sobre web

Britânica Susan Greenfield, crítica dos efeitos da internet sobre o cérebro, falou em SP

Greg Salibian
A neurocientista britânica Susan Greenfield em palestra
A neurocientista britânica Susan Greenfield em palestra

DO EDITOR DE “CIÊNCIA+SAÚDE”

Susan Greenfield, neurocientista da Universidade de Oxford, terminou sua fala anteontem, durante o ciclo Fronteiras do Pensamento, em São Paulo, com um manifesto apaixonado em defesa da complexidade mental humana, ameaçada, segundo ela, pela revolução digital.

"Temos de fazer a escolha entre um mundo em que a individualidade e o potencial humanos podem florescer ao máximo e o mundo para o qual talvez estejamos caminhando, no qual a empatia e a capacidade de ter insights, de lidar com metáforas, está diminuindo", afirmou ela.

Greenfield defendeu o aumento das pesquisas sobre os efeitos da tecnologia, em especial os videogames e as redes sociais da internet, sobre o cérebro, e sobre a preocupação do público a respeito das transformações que essas tecnologias trazem.

Logo no início de sua palestra na Sala São Paulo (região central da capital), Greenfield lembrou com nostalgia o momento em que tomou contato direto, pela primeira vez, com o cérebro humano.

"Você pega aquela massa de tecido, que literalmente cabe na sua mão. Fiquei pensando: o que aconteceria se um pedacinho de cérebro ficasse preso debaixo da minha unha? Será que uma memória, uma esperança ou um amor iriam parar embaixo da minha unha?", disse. (RJL)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.