Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morre um dos criadores da ovelha Dolly

Inglês Keith Campbell, 58, foi achado morto em casa; causa da morte não foi divulgada

Mike Clarke/AFP
Campbell durante a entrega de um prêmio em 2008
Campbell durante a entrega de um prêmio em 2008

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um dos cientistas responsáveis pelo experimento de clonagem da ovelha Dolly, Keith Campbell, 58, foi encontrado morto em sua casa, no Reino Unido.

A informação foi dada na semana passada pela Universidade de Nottingham (também no Reino Unido), instituição onde Campbell trabalhou desde 1999, como professor de desenvolvimento animal. A causa da morte do cientista não foi revelada.

O experimento que resultou no nascimento de Dolly foi tornado público em fevereiro de 1997.

Os responsáveis pela clonagem do ovino -Campbell e Ian Wilmut, na época cientistas do Instituto Roslin, na Escócia- revelaram à comunidade científica que o clone de uma ovelha havia nascido em julho de 1996. Dolly foi a primeira clonagem de um mamífero na qual foram usadas células de um organismo adulto para o experimento.

A experiência impactou fortemente a comunidade científica e causou reações contra possíveis experiências de clonagem envolvendo seres humanos.

Vários países, como Canadá e Austrália, proibiram tais experiências. A ONU também se manifestou e conclamou todos os países a proibirem a clonagem humana.

Depois de ajudar a criar Dolly, porém, Campbell disse que a clonagem de seres humanos ainda era algo distante. Segundo ele, os benefícios da experiência seriam o desenvolvimento de animais para fabricação de medicamentos e a clonagem de órgãos humanos para transplantes, por exemplo.

HONRA DIVIDIDA

Campbell nasceu em Birmingham (Reino Unido) e completou seu doutorado na Universidade de Sussex. Em 1991, ele se juntou à equipe do Roslin, instituto ligado à Universidade de Edimburgo.

Ex-membros do Roslin chegaram a reclamar que o crédito por criar Dolly muitas vezes era dado apenas a Ian Wilmut, embora Campbell tivesse feito a maior parte do trabalho científico.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.