Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

Equipe de resposta rápida em hospitais

UM TIME de resposta rápida nos hospitais ("rapid response team", em inglês) vem atuando nos últimos anos nos Estados Unidos e também está presente em hospitais brasileiros, como o Hospital Santa Catarina, de São Paulo.

Apesar de algumas controvérsias, estudos incentivam a criação das unidades, formadas por médicos e enfermeiros de diversos departamentos, reunidos para uma atuação conjunta, se necessário.

Na revista "Critical Care Medicine" de setembro, Michael Howell e colegas mostram que essa forma de atendimento está ligada à redução da mortalidade intra-hospitalar. O estudo teve por base 1.171 pacientes internados.

A conclusão também já havia sido observada em junho de 2005, na Conferência Internacional de Times de Emergência Médica, quando foi destacada a importância, nos hospitais, de um sistema de resposta rápida para doentes com a instabilidade fisiológica que precede os eventos adversos em pacientes hospitalizados.

No ano seguinte, em 2006, E. King completava a pesquisa mostrando, no "Journal of Hospital Medicine", que, no período de um ano, 98% do total de chamados foram apropriados e resultaram em 85% de prevenção de futura deterioração clínica.

Os pacientes ditos instáveis vivem situações como a disfunção hemodinâmica decorrente de sangramento gastrointestinal, insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca ou problemas neurológicos agudos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.