Índice geral Ciência + Saúde
Ciência + Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Fósseis indicam que dinossauros ganharam penas para paquerar

DE SÃO PAULO

Pesquisadores do Museu de Paleontologia Royal Tyrrell e da Universidade de Calgary, no Canadá, podem ter achado uma pista crucial para explicar como as penas evoluíram. São fósseis de filhotes e adultos do dinossauro Ornithomimus edmontonicus, que lembrava vagamente um avestruz.

A análise dos espécimes, publicada na edição da semana passada da revista americana "Science", mostrou que tanto filhotes quanto adultos possuíam uma espécie de penugem pelo corpo.

No entanto, só os bichos maduros também apresentavam penas compridas com hastes rígidas, tal como a das aves modernas. A reconstrução ao lado mostra os animais nas duas fases da vida.

PAVÃO

Para os cientistas, liderados pela paleontóloga Darla Zelenitsky, isso sugere que as penas "completas" surgiram originalmente para funções ligadas à maturidade sexual, como a exibição de plumagem durante a "paquera" antes do acasalamento, por exemplo, já que esses animais eram grandes demais para voar.

O comportamento do ormitomimo lembra o do pavão, que exibe suas belas penas no ritual de acasalamento.

Só mais tarde as penas dos ancestrais dos pássaros teriam sido cooptadas para funções como o voo.

"A descoberta, a primeira a estabelecer a existência de penas em ornitomimos, sugere que todos os dinossauros parecidos com avestruzes tinham penas", de acordo com uma declaração do museu de Alberta, no Canadá.

Antes, pensava-se que esses dinossauros não tinham penas -e foi dessa maneira que eles apareceram no filme "Jurassic Park".

O achado foi obtido após análise de fósseis com cerca de 75 milhões de anos, encontrados em território canadense. É a primeira vez que fósseis de dinossauros com penas foram encontrados na América do Norte, de acordo com o museu. Anteriormente eles já haviam sido achados na China e na Alemanha.

Com agências internacionais

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.