Índice geral Comida
Comida
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro do barman mais famoso do Brasil não se limita a receitas

Derivan Ferreira aproveita para homenagear colegas e ex-alunos

CRISTIANA COUTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com a mixologia invadindo bares, estava mais do que na hora de uma nova publicação sobre coquetéis chegar às prateleiras. E que bom que o autor de "A Coquetelaria ao Alcance de Todos", da Prol Editora Gráfica, é Derivan Ferreira de Souza, o barman mais famoso do Brasil.

Baiano residente em São Paulo desde menino, Derivan estudou coquetelaria aos 17 anos. Em 1994, como vice-presidente para a América Latina da Associação Internacional de Bartenders, foi responsável pela inclusão da caipirinha entre os então 62 coquetéis oficiais do órgão.

Mesmo sendo para leigos, seu novo livro não se resume a uma coleção de receitas.

Ele traz breve descrição das principais bebidas usadas em coquetelaria, com comentários sobre as novidades, como os destilados premium.

No capítulo "Coquetéis Campeões" constam seus famosos Costa Brava, com o qual ganhou o campeonato brasileiro de coquetelaria em 1981, e The Girl from Ipanema, que o consagrou vice-campeão mundial.

Derivan presta homenagens ao apresentar drinques como os do restaurante paulistano Totó, famoso pelas caipirinhas, e os criados por Douglas Monteiro, hoje no Dalva & Dito, e um de seus pupilos (veja uma receita de Douglas Monteiro).

Espumante com frutas vermelhas

INGREDIENTES

2 colheres de polpa

de frutas vermelhas

50 ml de vodca

10 ml de licor de laranja (Cointreau,por exemplo)

20 ml de suco de cranberry

Espumante seco

PREPARO

Bata todos os ingredientes na coqueteleira

Sirva em um copo e

complete com espumante

Para enfeitar, utilize fatias de abacaxi, limão e cereja

Veja outras receitas de drinques em

folha.com/no1010338

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.