Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

A gourmet

Tendências gastronômicas mundo afora

Londres, a grande capital gourmet

A cidade se consolidou como capital gastronômica, igualada apenas a Tóquio, a Nova York e a Barcelona

ALEXANDRA FORBES

Um ano atrás, elogiei rasgadamente aqui os restaurantes que havia visitado em Londres (Hedone, The Ledbury, Albion etc.). Pois acabo de voltar de lá e adivinhem o quê? Comi maravilhosamente bem outra vez, em uma nova leva de endereços. Vejo que Londres se consolidou como principal capital gastronômica do mundo, igualada apenas a Tóquio, a Nova York e a Barcelona, deixando Paris a comer poeira.

Gastei uma fortuna em reputadas casas do bairro chique de Mayfair (Umu e Hibiscus), mas valeu o investimento: grande refinamento, exímio serviço. Estive no muito falado e recém-aberto Balthazar, filial da brasserie homônima em Nova York, em pleno formigueiro turístico de Covent Garden. Que beleza de salão! Que garçons! Cada detalhe do décor imita uma Paris antiga, mas e daí? Almocei bem e saí feliz.

Ultrapassei minha cota de "inglesismo", começando pelo "Sunday roast" (assado de domingo) do ótimo The Malt House, simpático pub-restaurante de Claude Bosi, chef e proprietário do Hibiscus. Fartei-me de devorar aspargos primaveris, não só lá como nos dois favoritos da viagem, ambos novos: The Kitchen Table e The Clove Club.

O primeiro deveria chamar-se The Kitchen Counter (o balcão da cozinha), pois não tem mesas. A cada noite, 19 sortudos sentam-se em "U" ao redor dos cozinheiros e assistem ao chef James Knappett (ex-Noma) explicando os pratos. O menu homenageia os melhores produtos ingleses, desde mel londrino a queijos artesanais: um show.

O The Clove Club segue linha parecida: chef jovem com currículo estelar (Isaac McHale, ex-St. John Bread & Wine) lança carreira própria servindo (com brilho!) degustações autorais, criativas e orgulhosamente "British" a preço justo.

Achei tempo para voltar ao Hedone, que me pareceu ainda mais delicioso (faz sentido que esteja entre os cem melhores do mundo). Provei cachorros-quentes do fervidíssimo Bubbledogs, wine-bar dos donos do Kitchen Table. E concluí: o que escrevi um ano atrás continua valendo. Quer comer bem? Vá a Londres!

NA PRÓXIMA SEMANA
André Barcinski


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página