Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sem firulas

"Naked cakes" têm recheios fartos, que escorrem a olhos vistos, e são decorados com frutas e flores comestíveis

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"E daí que são lindos? Um bolo precisa ser saboroso também", afirma o chef Guilherme Bomfim, que não utiliza pasta americana em seus bolos. "Tem gosto ruim."

Entre as opções que oferece, destacam-se os "naked cakes", cuja demanda cresceu 30% nos últimos seis meses. "São rústicos e seguem uma linha comfort food'", diz.

Além de explorar as frutas na decoração, Bomfim também utiliza massas coloridas artificialmente para valorizar a apresentação.

A confeiteira Nina Sigrist, que fornece bolos para festas produzidas pelo bufê Charlô e pelo Manioca (um anexo do restaurante Maní), diz que a demanda pelos "bolos pelados" cresceu 20% do ano passado para cá.

São bolos que costumam ter melhor custo-benefício. São menos trabalhosos e, geralmente, mais econômicos.

No ateliê da confeiteira Manô Andrade, que faz doces sob encomenda, um exemplar de "bolo pelado" decorado com frutas, por exemplo, custa R$ 85 o quilo.

Já por um bolo embalado em pasta americana e com figura modelada em açúcar cobra-se R$ 120 o quilo.

DEGRAUS

Para preparar um "naked cake", não é preciso dominar a arte da confeitaria. Podem surgir, no entanto, dificuldades na hora da montagem.

Basta assar a massa, geralmente um pão de ló, e preparar o recheio --pode ser uma ganache (à base de manteiga e creme de leite fresco) ou um creme de confeiteiro (à base de farinha, açúcar, leite e ovos). Para montar os andares do bolo, é preciso intercalar massa e recheio.

"Para quem não tem prática, vale começar com bolos mais baixos e depois subir os degraus", orienta o confeiteiro Diego Lozano, da escola de doces que leva seu nome.

Também é preciso cuidar para que a massa não resseque. "Sem cobertura, os bolos ficam sem proteção. Por isso, devem ser preparados com, no máximo, um dia de antecedência", diz Nina.

É um bolo delicado. Para que não desmorone, é melhor evitar transportes turbulentos. Melhor ainda, para garantir, é montá-lo no próprio local onde será servido.

Assista ao vídeo em que Diego Lozano desafia a repórter a preparar um bolo pelado em casa
folha.com/comida/tvcomida

ONDE encomendar

DIEGO LOZANO
contato@diegolozano.com.br

GUI BOMFIM
contato@guibomfim.com.br

MANÔ ANDRADE DOCES
tel. 0/xx/11/3586-9872
contato@manodoces.com.br

NININHA SIGRIST
tel. 0/xx/11/3726-2000


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página