Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sai hoje a lista das 50 melhores casas da América Latina

Restaurantes de Alex Atala e do peruano Gastón Acurio são as principais apostas

DE SÃO PAULO

A lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, organizada pela revista inglesa "Restaurant", será revelada hoje à noite em Lima, no Peru. A festa começa às 19h30 (21h30, horário de Brasília) no Country Club Lima Hotel.

Essa é a primeira vez que a região ganha um ranking local organizado pelo prêmio 50 Best, considerado o Oscar da gastronomia mundial.

O paulistano D.O.M. (sexto na lista global), de Alex Atala, e o peruano Astrid & Gastón (14º no mesmo ranking), de Gastón Acurio, são os principais cotados para o primeiro lugar.

O júri do prêmio é composto por 252 membros, todos da América Latina. Participam críticos, chefs e "foodies".

Para Josimar Melo, crítico da Folha e presidente do júri no Brasil, Luiza Fecarotta, editora-assistente de "Comida" e "Turismo" e membro do júri, e Alexandra Forbes, colunista da Folha, que participa do júri há cinco anos, a disputa entre o brasileiro e o peruano pelo topo da lista será acirrada.

"Pelo histórico do prêmio, com Atala em sexto e Acurio em 14º, o D.O.M. tende a ser o primeiro, mas a lógica pode não se confirmar", diz Melo.

A Folha apurou que pelo menos nove brasileiros deverão estar entre os 50 premiados. Além do D.O.M., estarão no ranking Maní (SP, 46º da lista mundial), Roberta Sudbrack (RJ, 80º colocado), Fasano (SP), Epice (SP), Attimo (SP), Mocotó (SP), Olympe (RJ) e Remanso do Bosque (PA).

Helena Rizzo, do Maní, também receberá o prêmio de melhor chef mulher da América Latina. O título, anunciado no último mês, será entregue durante a cerimônia.

Os jurados estão divididos em quatro regiões: Brasil, restante América do Sul (separada em duas sub-regiões) e México/América Central. Cada participante vota em sete casas -três de fora da sua região.

MISTURA

Mesmo depois do prêmio, as atenções continuarão voltadas para a capital peruana.

Nesta sexta-feira, começa o Mistura, a maior feira de gastronomia da América Latina. Organizado pela Sociedade Peruana de Gastronomia, o evento está em sua sexta edição.

Dos dez dias de evento, que reúne de agricultores a gourmands, de garçons a chefs, quatro são os mais relevantes: os do Encontro Gastronômico Internacional (de 6 a 9/9), no qual virtuoses das panelas debatem a gastronomia.

Entre os nomes confirmados, estão donos de casas que figuram no topo da lista mundial da "Restaurant", como René Redzepi (Noma), Massimo Bottura (Osteria Francescana), Andoni Aduriz (Mugaritz), Daniel Humm (Eleven Madison Park) e Alex Atala.

Também participarão o catalão Albert Adrià, o francês Alain Ducasse e o paraense Thiago Castanho.

A cozinha peruana será representada por 350 barracas, que servirão diferentes vertentes da gastronomia local. (GIULIANA DE TOLEDO E GUSTAVO SIMON)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página