Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica Restaurante

Churrascaria serve carnes bem grelhadas e em boa espessura

Criador da Fogo de Chão investe na nova NB Steak House, no Campo Belo

JOSIMAR MELO CRÍTICO DA FOLHA

O rodízio de carnes tornou-se o mais popular restaurante do Brasil. Especialmente porque foi de início uma forma de comer com fartura, e sem muito dinheiro, uma paixão nacional --compensando o caos gastronômico que seu serviço impõe.

O sucesso da fórmula é tal que criou pelo menos uma operação milionária e internacional, a da Fogo de Chão. Depois de vender a rede, seu criador, o gaúcho Arri Coser, 51, busca rever o sistema, como mostra sua nova casa paulistana, a NB Steak House.

A NB não deixa de ser um rodízio. Mas atenção: bem menor e mais acolhedor que os rodízios convencionais e com diferenças que saltam à vista.

Poucos cortes são feitos no espeto. A maioria é preparada porcionada e vem à mesa em travessas. Tampouco há bufê de saladas: há um menu com opções que, pedidas, chegam à mesa no prato. Há também acompanhamentos trazidos pelos garçons.

O cuidado nos preparos tem a mão do chef francês Pascal Valero, 42, ex-Kaá e com formação em grandes restaurantes na França.

Ele passou seis meses no Rio Grande do Sul para implantar o conceito por lá --onde funcionam outras unidades da rede, criada em 1990. Sua presença explica os bons legumes e a levíssima massa do churro da sobremesa.

A NB serve menos cortes que os grandes rodízios, o que não é nenhum problema. E me agrada muito que, vindo a maioria em porções inteiras nas travessas, possam ser fatiadas na espessura que pedimos, no lugar das lasquinhas que normalmente se tira das peças nos espetos.

E, claro, com a expertise dos proprietários, as carnes são bem grelhadas (embora, por duas vezes, tenha encontrado linguiças meio esturricadas). E algumas são especiais, como a paleta de cordeiro. No menu, há os cortes mais apreciados do boi (bifes ancho e de chorizo, fraldinha, picanha, costela), além de porco e cordeiro, e duas opções de peixe.

O serviço, porém, não deixa de ser o de rodízio. Ainda sonho com um restaurante de carnes assim, mas onde a um preço fixo possamos escolher e pedir apenas aquelas que queremos, que venham mansamente, na ordem desejada.

No NB, como nos rodízios, as carnes chegam incessantemente, na ordem que for, no ritmo que der... Nesse aspecto não houve tanta mudança, por mais que ali o serviço seja chamado de "menu-degustação".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página