Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O faminto

Comida sem frescura

Ajuda do guia

O restaurante fez a primeira reforma quando saiu em um livro; o empurrão da citação o fez mudar para melhor

ANDRÉ BARCINSKI

Dia desses, fui almoçar em um coreano no Bom Retiro, o New Shin-la kwan (tel. 0/xx/11/3315-9021). Não ia ao local há quase dois anos e fiquei impressionado com as mudanças.

Em primeiro lugar, o restaurante havia instalado exaustores em todas as mesas, indispensáveis para que os clientes não saíssem de lá cheirando a porco grelhado. O salão foi ampliado e as mesas, trocadas. Até os cardápios eram novos. O lugar estava mais claro e arejado.

As melhorias pareciam ter surtido efeito. Estava cheio, bem mais do que nas últimas vezes em que o visitei. E a comida continuava muito boa, um dos melhores churrascos coreanos da cidade.

Comentei com o atendente sobre as mudanças. Ele agradeceu, disse que era um dos donos e que estava feliz porque o movimento havia crescido bastante depois das reformas.

Ele contou que o restaurante foi inaugurado há mais de 20 anos pelos pais, imigrantes coreanos, mas nunca havia passado por uma reforma. "Decidimos reformar depois que saímos num guia." Eu sabia exatamente de que guia ele estava falando: o que eu mesmo havia escrito sobre restaurantes bons e baratos em São Paulo.

Não me identifiquei como o autor, até porque não havia pagado a conta e sabia que ele não aceitaria pagamento pelo almoço, o que é sempre uma situação constrangedora. Eu só disse que conhecia o livro e que havia visto a citação.

O sujeito disse que os pais estavam pensando em vender o lugar e voltar para a Coreia porque o movimento estava fraco, mas quando viram o restaurante sendo elogiado no guia, resolveram investir: "Mudamos o salão e fizemos cardápios em japonês e mandarim, porque tem muito japonês e chinês no Bom Retiro. E está dando certo, temos boa clientela de japoneses".

Há muito tempo não saía tão feliz de um almoço. Muito bom saber que uma pequena citação em um guia mudou um restaurante para melhor. Às vezes, a diferença entre o fechamento e o sucesso é um empurrãozinho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página