Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Livro reúne termos da culinária brasileira

Com descrições de ingredientes e expressões, dicionário traz cerca de 3.000 verbetes

YASMIN ABDALLA DE SÃO PAULO

Mandioca, aipim ou macaxeira? Umbu ou seriguela? Mungunzá ou canjica?

Para compreender a diversidade do universo culinário brasileiro e dos termos contidos nele, foram reunidos cerca de 3.000 verbetes em um dicionário.

Idealizado originalmente em 1960 pelo jornalista e escritor Leonardo Arroyo e atualizado pela pesquisadora de história da alimentação Rosa Belluzzo, o livro "Arte da Cozinha Brasileira" (ed. Unesp, R$ 78, 332 págs.) será lançado no fim deste mês.

Há descrições de ingredientes típicos, de expressões curiosas e de técnicas de preparo. Além de explicar os termos, o dicionário reúne as peculiaridades de palavras em cada região do país e quais são suas principais influências (europeias, africanas ou indígenas). Abacaxi, por exemplo, vem do tupi, a partir da união de ibá (fruta) e cati (cheirosa).

"Acho que é muito importante para qualquer cozinheiro saber a origem dos alimentos. Chefs como o Alex Atala pesquisam e sabem a respeito", diz a autora.

O manuscrito inacabado de Arroyo, que já contava com mais de mil termos, chegou às mãos de Belluzzo, que levou quatro anos no processo de ampliá-lo e atualizá-lo.

Para manter a catalogação original, os verbetes foram divididos em duas cores: tudo o que estava no projeto do escritor foi grafado em preto; já as adições, em laranja.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página